Ligue agora: 0800 616 6000
Ligue agora: (31) 9 8445-0498

Como renegociar pagamentos e dívidas?

Imagem Renegociar Dívidas - Sarttóri Consultoria

Dívidas podem ser boas, mas quando você perde o controle delas, é importante saber por onde começar a resolver.

O controle dos gastos e finanças pessoais é um grande desafio para muitos brasileiros que nunca tiveram acesso a educação financeira. Não são poucos os casos de pessoas que não sabem quanto ganham, quanto gastam e acabam contraindo dívidas para pagar suas contas mais básicas. Nesse cenário, além de ser impossível fazer investimentos ou pensar no futuro, essas pessoas nunca irão conquistar sua liberdade financeira.


1. Não negue sua dívida 

Tome conhecimento dos valores dessa dívida e aceite que ela existe. Sem entender qual é o tamanho do problema e como ela chegou nesse ponto, será impossível se organizar financeiramente e verificar quais ajustes você poderá fazer para pagá-la. 

 2. Tente pagar à vista 

Em muitos casos é possível negociar com o banco um valor menor caso o pagamento da dívida seja feito à vista. Dessa forma você não será sufocado com a correção de juros. 

 3. Negocie as parcelas 

Nem sempre o pagamento à vista é possível quando a dívida já tomou proporções inesperadas. Nesse caso negocie com o banco uma taxa de juros menor e uma parcela que caiba no seu bolso. 

 4. Evite as multas a todo custo 

Pagar multas é como jogar dinheiro fora. Antes ou depois de qualquer negociação tenha certeza dos prazos e de que as parcelas cabem no seu orçamento antes de fechar essa nova proposta com o banco. 

 5. Tenha segurança na negociação 

Deixe claro que no momento da contratação você não estava ciente de todos os detalhes. Mas agora, depois de ter estudado o contrato e avaliado seu histórico financeiro, consegue apresentar uma proposta sólida para quitar a dívida. Ter uma boa postura e conhecimento do caso é importante para o credor confiar na sua capacidade de pagamento. 

 6. Controle seu cartão de crédito 

Geralmente muitas pessoas não conhecem o valor das taxas que podem ou pagam nas faturas dos cartões de crédito quando não pagam a parcela integral. O gasto no crédito tem como objetivo adquirir algo no presente sem ter o dinheiro completo para o pagamento. Mas em algum momento você vai precisar ter esse dinheiro e quitar aquele ativo. 

Uma estratégia inteligente é cancelar todos os cartões de crédito e manter compras apenas no débito até que todas as dívidas estejam quitadas. Dessa forma o risco de descontrole em eventuais compras é muito menor. 

 7. Organize seus débitos 

 Outro inimigo terrível nesse processo de pagamento de dívidas é o cheque especial. Por isso mantenha um controle de gastos atualizado para que você consiga planejar sua vida financeira com mais tranquilidade. 

 8. Priorize dívidas mais caras 

 Se você tiver mais de uma dívida para quitar é importante começar pela de maior valor. Geralmente são aquelas que podem gerar mais juros, e consequentemente, te deixar cada vez mais sufocado. 

 9. Confirma que a dívida foi quitada 

 Tenha uma confirmação de que a dívida foi paga e não aceite acordos verbais. Já pensou em cobrarem uma única dívida mais de uma vez porque você não tem como comprovar a quitação? 

 10. Não crie mais dívidas sem planejamento 

 Tenha controle da sua vida financeira e entenda quando contrair uma dívida é um investimento e não um custo descontrolado.

Top linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram